quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Diet x Light!

Muitas vezes os consumidores procuram por alimentos diet e light, mas não sabem ao certo o que essa denominação quer dizer. Diabéticos, hipertensos, pessoas com nível de colesterol alto ou com excesso de peso podem consumir o alimento diet ou light?


Alimentos DIET: de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos: *Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes (carboidratos, gorduras, proteínas, sódio); **Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos (para controle de peso ou de açúcares).

 São os alimentos especialmente formulados para grupos da população que apresentam condições fisiológicas específicas. Como, por exemplo, geléia para dietas com restrição de açúcar. São feitas modificações no conteúdo de nutrientes, adequado-os a dietas de indivíduos que pertençam a esses grupos da população. Apresentam na sua composição quantidades insignificantes ou são totalmente isentos de algum nutriente.
  

Alimentos LIGHT: a definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentem redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional. Por tanto, são aqueles que apresentam a quantidade de algum nutriente ou valor energético reduzida quando comparado a um alimento convencional. São definidos os teores de cada nutriente e ou valor energético para que o alimento seja considerado light. Por exemplo, iogurte com redução de 30% de gordura é considerado light.
  


ATENÇÃO!!

É importante que fique claro que nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer.
A diferença entre o alimento diet e light está na quantidade permitida de nutriente. Enquanto que o diet precisa ser isento, o light deve apresentar uma diminuição mínima de 25% de nutrientes ou calorias em relação ao alimento convencional.


Tanto alimentos diet quanto light não têm necessariamente o conteúdo de açúcares ou energia reduzido. Podem ser alteradas as quantidades de gorduras, proteínas, sódio, entre outros; por isso a importância da leitura dos rótulos.

Mais informações sobre Rotulagem Nutricional, acesse www.anvisa.gov.br e procure o Manual de orientação aos consumidores: Educação para o Consumo Saudável. Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa


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ABRAÇO

RAFA NUTRI!

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