terça-feira, 18 de outubro de 2011

Como higienizar os alimentos da maneira correta para evitar problemas de saúde?




Já não é novidade que legumes, vegetais e frutas costumam ter contaminação química (agrotóxicos), biológica (microbiana, detritos orgânicos) e sujeira diversa (poeira, partículas estranhas). Por isso é imprescindível higienizá-las da maneira correta, até mesmo os orgânicos por conta do adubo que recebem.

Sabendo dessa necessidade, algumas pessoas lançam mão do vinagre ou dobicarbonato de sódio. Se você é uma delas, está na hora de mudar o hábito. Segundo o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, em entrevista à revista
WOMEN’S HEALTH, “esses truques não são aconselhados“.

Isso porque no vinagre, a concentração de ácido acético, que seria importante na higienização, pode variar, portanto não dá para confiar. E, embora o bicarbonato possa ajudar na eliminação de químicos, não é eficaz 100%.

A solução, de acordo com Figueiredo, é “chegar da feira, tirar o alimento da embalagem, colocar em sacos limpos e abertos para permitir a respiração e deixar por pelo menos 2 horas na parte menos fria da geladeira, que normalmente é a gaveta”. Esse primeiro passo é importante porque se o alimento é colocado em água na mesma temperatura deles, eles absorvem a contaminação do ambiente.

Depois da espera, é preciso lavar folha por folha e fruta por fruta em água corrente (na bacia, você apenas espalha a sujeira). Depois, mergulhe por 5 a 20 minutos em uma solução de 1 litro de água com 1 colher (de sopa) de água sanitária de boa procedência – cloro é a única substância recomendada pelo Ministério da Saúde. Retire, enxágue e pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário