segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Crianças X Fruta/Verduras!

Já que é a semana das CRIANÇAS! Vamos falar sobre  o "NÃO QUERO, NÃO GOSTO DE COMER FRUTAS E VERDURAS".



 No consultório sempre escuto as mães, "ele nunca come fruta e verdura, é uma briga diária", pois eu respondo ISSO MESMO MAMÃE, luta diária! As crianças precisam ser APRESENTADAS aos alimentos...como você quer que seu filho coma banana, mas nunca tem em casa? Quero dividir com vocês 10 dicas para essa LUTA! Mas lembre-se todo mundo tem direito de não gostar de algum alimento. Mas é importante oferecer à criança pelo menos 8x o alimento, tente variar o modo de preparo e dê alguns dias de intervalo.


Confira 10 modos de convencê-los:
Aprenda algo com os bastardos que conseguiram fazer seu filho se encher de porcarias: ao invés de pacotes de salgadinho e docinhos, deixe vegetais e frutas em locais acessíveis, tanto na geladeira quanto na mesa, faça porções individuais, coloque frutas picadinhas em potinhos coloridos, saquinhos de salada, etc.

1) Espere até que estejam com fomeSe eles estiverem com fome, vão comer o que tiver. Antes do jantar, sirva um aperitivo de vegetais coloridos, como cenoura, pepino e pimentão vermelho, junto com molhos de salada não calóricos.
2) Crie a regra da “uma mordida”Diga aos seus filhos que eles têm de dar uma mordida em algo antes de negá-lo (ou seja, se ele não quer comer alface, vai ter que pelo menos experimentar antes). Segundo especialistas, se ele tiver que saborear a comida, eventualmente vai se acostumar com ela.
3) Invente nomes engraçadosTodo golpe publicitário vem com uma identidade. Se os profissionais de marketing podem fazer isso, por que não você? Comece a chamar as frutas e vegetais de nomes engraçados, coisas que combinem com eles, heróis e brincadeiras, ativando a curiosidade e atenção da criança.

4) Leve as crianças ao mercado/verdureira/: Acho super válido, a criança pode se interessar por mais alimentos, afinal foi ELA que escolheu. Deixe que elas escolham as frutas e legumes. Faça com que passeiem pela seção de vegetais, sentindo o cheiro dos produtos e admirando as cores.


5) Faça as crianças cozinharem junto com você: Sempre dou essa dica no consultório, peça para a criança ajudar no preparo das refeições, inventem um sanduiche com carinha...Eis uma história de sucesso: uma vez, uma mãe pediu a seu filho para ajudá-la a cozinhar vagens, ensinando-o truques e temperos, enquanto ela lavava louça. Quando se sentaram para comer, ele insistiu em comer a vagem, porque, como dizia, “ele mesmo a tinha feito”. Dois anos depois, ele ainda come os vegetais – desde que ajude a prepará-los.
6) Faça uma “noite dos vegetais”Dessa forma, não há concorrência de outros tipos de alimentos. Sirva naquela noite apenas vegetais, diversos deles, com hummus (espécie de patê de grão de bico), molhos, hambúrgueres de cogumelos, etc.
7) Esconda os vegetais na comidaHá várias maneiras de fazer isso. Purê de vegetais, carne enrolada com vegetais, legumes no macarrão, etc. O disfarce ajuda pelo menos a criança a começar a comer.
8) Faça com que os vegetais sejam uma “opção fácil”

9) Deixe eles “mexerem” com eletrodomésticosToda criança é xereta. Deixe-as usarem o liquidificador, o espremedor de frutas, o processador de alimentos, para fazer receitas com frutas e legumes. Mas não se esqueça de supervisioná-las, claro.
10) Política da “sem sobremesa”
Comer o que é saudável, não quer mais, mas há espaço para sobremesa? Nem pensar. Talvez não seja a maneira mais simples de fazer as crianças comerem legumes, mas funciona.
Fonte: Hype Science – http: // hypescience com

FONTE MAIS DICAS

Ahh escrevendo esse post lembrei de mais UMA DICA!!Faça uma horta em casa, peça ajuda ao seu filho para plantar, cuidar, cultivar...ele vai AMAR comer o que plantou! :) FICA A DICA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário