sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Meditação

O que mais tenho escutado é "NÃO TENHO TEMPO", acumulamos tantas atividades no nosso dia-a-dia...que esquecemos de cuidar do NOSSO EU.
E ultimamente o que mais escutamos ou até falamos é "sou ansiosa, tenho depressão, não consigo dormir"...talvez esteja faltando um botão PAUSE...e que tal usar a MEDITAÇÃO, para dar essa pausa?
Olha que fácil esse exercício de meditação

Por
Equipe BBel
Publicado em 15/03/2010
É necessário praticar. Basta começar!




A meditação pode funcionar como uma ferramenta de relaxamento e nos auxiliar a quebrar o círculo vicioso do estresse que vivemos.

Qualquer pessoa e de qualquer idade pode praticar a meditação, basta começar!


Exercício de meditação para iniciantes

1. Coloque-se em uma posição confortável.




• Se estiver sentado, descruze pernas e deixe os dois pés bem apoiados no chão, mantenha a coluna ereta (sinta sua coluna apoiar-se em seus quadris) e acomode suas mãos sobre as pernas com as palmas virada pra cima.

• Se estiver deitado, descruze pernas e braços. Deixe os braços retos próximos ao corpo, e as palmas das mãos viradas para cima.

2. Feche os olhos e respire três vezes profundamente. Inspire contando até quatro e expire contando até sete. Concentre-se apenas em sua respiração.

3. Foque toda a atenção em seus pés. Sinta o que seus pés estão sentindo. Depois, lentamente, mude seu foco de posição e vá subindo por todas as partes do seu corpo, até o topo da sua cabeça.

4. Abra os olhos e repita a respiração feita no início da meditação.

5. Essa meditação deve durar de 10 a 15 minutos e pode ser feita sempre que sentir-se estressado e quiser relaxar.

O ideal é manter uma rotina para que sua mente seja educada. Se tiver disponibilidade de tempo, faça a meditação sempre no início da manhã e no final da tarde, por exemplo.


Exercício de meditação mais avançado
Ao sentir que já domina a técnica de meditação inicial, tente um exercício de meditação mais avançado.

Para isso você vai precisar de um relógio que tenha ponteiros de segundos(aqueles despertadores simples são os melhores).

1. Sente-se confortavelmente, como descrito na meditação para iniciantes e posicione o relógio de maneira que ele fique ao nível de seus olhos.

2. Repita o passo 2 da meditação para iniciantes.




3. Abra os olhos e tente focar toda sua atenção no ponteiro de segundos do relógio. Ouça o barulho do tique-taque, observe as formas do ponteiro, acompanhe-o com os olhos e tente pensar apenas nele.

4. Observe durante quantos segundos você consegue manter o foco sem que sua mente desvie a atenção e vagueie.

5. Se mantiver uma rotina de meditação, irá notar que o tempo de atenção irá aumentando. Tente chegar a dois minutos.


IMPORTANTE: Exercícios de meditação: é necessário praticar
Percebeu que não é preciso gastar dinheiro, nem ter equipamentos especiais para meditar? Tudo que você precisa fazer é praticar. Quanto mais praticar, mais benefício vai obter e, eles são rapidamente percebidos: melhora a concentração, traz mais clareza aos pensamentos, promove o autoconhecimento e o relaxamento.

Tão importante quanto investir em uma boa saúde física, é procurar meios de se obter uma boa saúde mental. Isso porque a maneira como a mente se relaciona com o corpo - e vice-versa - é fator decisivo para a saúde como um todo.
E para ajudar na sua meditação que tal colocar uma música relaxante???? Fica melhor ainda, então vamos lá meninas (os), reserve um tempinho para cuidar da sua saúde mental!

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