quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Exemplo de Reeducação Alimentar

Nunca postei cardápio porque é uma proposta muito individual, mas como recebo vários e-mails pedindo um exemplo, hoje resolvi colocar uma opção de um dia saudável, quem sabe você se anima em começar uma REEDUCAÇÃO ALIMENTAR? Não gosto da palavra DIETA, pois é uma coisa momentânea, normalmente as pessoas não introduzem os bons hábitos alimentares, apenas fazem grandes sacrifícios para perder peso e depois que chegam ao resultado dizem ADEUS. E o resultado? Efeito sanfona!!!

Então vamos lá, esse cardápio pode ser seguido, mas apenas lembrando que gestantes, crianças, idosos, ou pessoas que possuem algum tipo de patologia (doença) precisam de cuidados especiais com a sua alimentação. O recomendado é procurar um profissional nutricionista.

EXEMPLO de 1 de Reeducação Alimentar

Café da Manhã

  • 1 porção de fruta (1/2  mamão papaya ou 1 fatia de abacaxi ou 1 banana ou 1 maçã ou outra fruta de sua preferência;
  • 1 porção de Leite/Derivados: (1 queijo minas light (30g/fatia média) ou 1 fatia fina de queijo prato ou 1 colher de sopa de requeijão ou 1 copo de leite desnatato);
  • 1 xícara de chá ou 1 xícara de café
  • 1 porção de carboidrato (2 fatias de pão integral ou 1 pão francês (50g) ou 5 bolachas água e sal).
Lanche da Manhã

  • 1 barra de cereal (escolha aquela com valor maior de fibras) ou
  • 1 porção de fruta (maçã, goiaba, pêra, tangerina, etc) ou
  • 2 castanhas-do-Pará + 1 colher (sopa) uva passas + 2 damascos
Almoço
  • 1 prato de sobremesa (verduras variadas: cruas, folhosos e cozidas) - Prato colorido
  • 2 colheres de sopa de arroz cozido ou 1 batata cozida ou 1 pegador de macarrão
  • 1 bife bovino pequeno ou 4 almôndegas ou 1 peito de frango pequeno
  • 2 colheres de sopa de feijão cozido ou 3 colheres de sopa de ervilha ou 2 colheres de sopa de soja
Lanche da Tarde
  • 1 porção de fruta (1 fatia de melão ou melancia ou 1 goiaba ou 10 morangos);
Jantar
  • 1 prato de sobremesa (verduras variadas: cruas, folhosos e cozidas) - Prato colorido
  • 1 frango ensopado (100g) ou 3 colheres de sopa de carne moída ou 1 lata de atum conservado em água
  • 3 colheres de arroz cozido (dar preferência para o integral) ou 1 colher de sopa de purê de batata.
       OU um lanche preparada com pão integral, salada + 1 fonte de proteína
Ceia ou Lanche da Noite

  • 3 damascos  ou 2 ameixas OU
  • 1 iogurte light ou 1 copo de leite desnatado OU
  • 1 porção de fruta

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