sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Temperos Saudáveis

Escuto muito dos meus pacientes, que eles adoram colocar temperos artificiais na comida (e normalmente EM TUDO). PERIGO E ALERTA!

Esses temperos artificiais são uma bomba de sódio e gordura, então que tal deixá-los de lado e acrescentar mais sabor à sua comida com TEMPEROS NATURAIS?

E para ajudar, vou fazer um listinha com alguns temperinhos:
Salsão/Aipo: é diurético, indicado para flatulência. As folhas são ótimas para dar um sabor especial a sopas e molhos, os talos podem ser servidos crus, em saladas, ou cozidos junto com outros legumes, acompanhando pratos à base de carne.







Alecrim: ativador da circulação sanguinea, anti-séptico. O alecrim pode ser usado em qualquer molho branco ou vermelho, para massas e lasanhas. E fica ótimo para temperar carnes brancas como frango e suíno.








Manjericão: O manjericão é companheiro fiel dos tomates. Fica uma delícia pra temperar recheios de aves, com peixe ou frutos do mar. O manjericão perde rapidamente seu aroma e cor quando cozido, então use pouco no início do cozimento, só para dar uma base, e adicione a quantidade maior ao finalizar o prato, paticamente na hora de desligar o fogo.

Noz Moscada: A noz-moscada, especiaria de uso diverso tanto em pratos doces quanto em salgados. Em pequenas quantidades, a noz-moscada atua como flavorizante natural, acentuando características (cor, sabor, textura) dos alimentos que a acompanham. Como suas propriedades se perdem facilmente, deve ser moída apenas no momento em que for usada, de preferência na finalização dos pratos.

E ainda temos mais e mais temperos: alho, cebola, orégano, pimentas, canela, cravo-da-ìndia, gengibre, erva doce, salsinha, cebolinha....

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