sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Como manter a linha no FDS!

A pedidos, eis que venho falar sobre um tema "complicadinho", como manter a dieta aos finais de semana? Sendo que você recebe muitos convites para comer/beber...e dai, o que eu faço agora? (JÁ AVISO O POST FICOU LONGO, DESCULPA).

Primeira coisa, lembre-se de toda a dedicação que você teve durante a semana, se exagerar no final de semana, bye, bye quilinhos perdidos, certo? Acho que já é um ponto a se pensar!!!

O ideal é você manter a rotina: horários, quantidades, hidratação. Eu sei que as vezes aos finais de semana acordamos mais tarde, queremos quebrar a rotina...mas vamos tentar ficar o mais perto do saudável, ok?

1) Café da manhã, essa é a principal refeição, se você tomar direitinho vai ficar mais fácil de controlar a quantidade na hora do almoço (mesmo sendo comida de restaurante, da mamãe, etc). Um exemplo: porção de fruta, proteína e carboidrato (dê preferência aos integrais), deseja um café da manhã diferente da semana, que tal fazer um ovo mexido e comer com torradas e 1 copo de suco? Mas você queria uma fatia de bolo? Opte pelo sem cobertura e recheio, isso mesmo o de "areia, formigueiro, laranja, fubá". Acha dificil, porque você sempre acorda tarde? Então, substitua o café da manhã e o almoço por um brunch. Ou troque o jantar por um lanche, combina bem com a tranquilidade do domingo, por exemplo.

2) Acordou cedo? Tomou café da manhã, e o almoço vai sair bem tarde? Então não esqueça de comer uma fruta no intervalo da manhã.


3) Água, Água e mais Água! Tente ficar na sua meta de 1,5 à 2 L, não sei se vocês lembram, mas quando estamos desidratados o nosso corpo dá sinal, mas normalmente entendemos como FOME enão como SEDE.


4) Hoje a noite tem confraternização na pizzaria, churrascaria ou aniver de criança? Ai, ai, ai, como fazer para ficar longe das tentações. Coma uma fruta antes de sair de casa, assim você consegue escolher apenas o que realmente gosta e em pequena porção pois, não estará "verde" de fome. E se no jantar tiver salada, ATAQUE!! Por que as verduras possuem fibras e de brinde você ficará mais saciada. Acha que a fruta vai ser pouco para controlar a fome? Opte por uma sopa de legumes.

 4) Exagerou, ou para não passar o find assistindo TV. Aproveite e vá caminhar, andar de bicicleta, jogar bola com o filho, lavar o carro. Vamos torrar um pouco as calorias, se você conseguir sábado e domingo, melhor ainda!



5) E dê um presente para você: escolha uma refeição para saborear o que mais gosta, pode ser uma sobremesa, ou uma fatia de bolo de chocolate, ou uma pizza de 4 queijos, etc. Mas o importante é escolher 1 horário para não extrapolar as calorias. E modere na porção!

6) E por último, bebida alcoólica, se exagerar você vai consumir um avalanche de calorias, então muita MODERAÇÃO nessa hora! Intercale com água.



















Outras vapt-vupt do Livro da Lucila Diniz:

  • Se provar o pão do couvert, não peça arroz ou batata para acompanhar o prato principal.
  • Os petiscos da entrada são tentadores? Tudo bem. Mas no próximo pedido contente-se com meia porção.
  • Não dá para resistir à massa ao molho branco? Então não acrescente queijo ralado nem azeite.
  • Tomou um coquetel de frutas com alcoól? Esqueça a sobremesa.
  • A sobremesa é imperdível? Dispense aperitivos e bebida alcoólica.
  • Jantar e coquetéis: esqueça a comida e aproveite a festa ao máximo, converse com os amigos, dance e divirta-se.
E ai, pessoal, essas dicas ajudaram??? Ainda tem dúvida? Escreva no comentário desse post que vou respondendo, ok!?

Abraço!

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