sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Macarrão, pode sim!!!








Escuto muitas vezes "não como macarrão por que engorda", "macarrão é uma bomba calórica"



Mas você pode voltar a saborear esse alimento tão prático, saboroso e pode ser saudável! Você precisa apenas de alguns cuidados:

  • Opte pela versão integral pois, tem um pouco menos de calorias e três vezes mais fibras do que o macarrão convencional. Vai ser absorvido mais lentamente pelo organismo, o que promove maior saciedade e fornece fibras, vitaminas e sais minerais. 
  • Sendo integral ou não, se o macarrão estiver mergulhado em molho cremoso, ele terá muita gordura e calorias. Evite os molhos brancos ou a base de queijo;

    Sugestões de molhos:
  1. Molho de tomate com carne;
  2. Brócolis, frango em cubos e alho picado;
  3. Atum conservado em água, brócolis, cenoura ralada
  4. Ricota temperada, ervilhas frescas, orégano, tomate cereja;
  5. Molho Branco light: faça com leite desnatado e margarina light
  6. Legumes sortidos (pode ser aquele pacote pronto de yakissoba) + carne em cubos
  7. Azeitonas pretas , camarões, salsinha
  8. Pesto (manjericão, nozes, azeite de oliva, alho)
  9. Cogumelo (mergulhe 15 g de cogumelos desidratados em 2 xícaras (chá) de água durante 10 minutos. Reserve a água. Doure 3 dentes de alho (picados) em 1 colher (sopa) de azeite de oliva. Acrescente os cogumelos e a metade da água usada neles. Cozinhe até engrossar. Misture o restante da água nos cogumelos com a água que você usou para preparar o macarrão. Adicione ao molho 1 colher (chá) de azeite de oliva e polvilhe parmesão)
 Macarrão de arroz, ótima opção para quem tem alergia ao glúten.
Você sabia que já existe
 
Dica para uma massa perfeita: para deixar o macarrão al dente, tire-o da água um pouco antes de ele ficar macio e jogue-o sobre o molho para completar o cozimento. Assim, a massa vai absorver melhor o molho e os sabores ficarão bem distribuídos. E não acrescente óleo à água do cozimento, porque dificultará a absorção do molho ao macarrão.

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