quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Alimentação Saudável e Atividade Física

A prática constante de exercício físico proporciona muitos benefícios à saúde, como diminuição do estresse e da ansiedade, melhora no humor, maior coordenação motora, colabora na prevenção de diversas doenças (diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardíacas, obesidade), contribui para manutenção e eliminação de excesso de peso, aumento da massa muscular.
 

Entretanto, para uma vida saudável, é necessário além do exercício físico, ter uma dieta balanceada. Mas, quando o assunto é alimentação e atividade física, a maioria das pessoas não sabe ao certo, o que se deve comer antes e depois dos exercícios. Às vezes exageram na quantidade de determinados nutrientes visando ser o melhor. Porém, os praticantes de atividade física devem ter uma alimentação saudável, que contenha carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais na quantidade adequada. Devem consumir diariamente cereais, leguminosas, legumes, verduras, frutas, carnes, leite e derivados.

 
ANTES de praticar exercícios sempre opte por consumir (3 horas antes uma refeição completa ou 1 hora antes uma pequena porção), alimentos ricos em carboidratos complexos como: macarrão integral, pão integral, bolachas integrais, frutas, barra de cereais, etc. Assim você terá energia suficiente para realizar a atividade física.

 DEPOIS da prática de exercícios, procure consumir carboidratos para repor suas energias gastas durante a realização dos exercícios e consuma também alimentos fontes de proteínas (magras) para o aumento da massa muscular.


O uso de suplementos deve ser somente sob prescrição médica ou de nutricionista, pois somente em casos específicos é necessária a suplementação. 



Outro fator importante é a hidratação, pois é fundamental para um bom desempenho físico, devendo ser adequada conforme o tipo e o período do exercício praticado. Procure ingerir líquido a cada 15 minutos de exercícios e após a atividade física continue a se hidratar até que se reponha todo o líquido eliminado durante a atividade.


 
Para as pessoas que praticam caminhada, ginástica, musculação, ou seja, práticas de exercícios leves, somente a água é o suficiente para hidratar. Já para os atletas que fazem um treinamento intenso, se recomenda além da ingestão de água, o uso de bebidas isotônicas, para que possa repor o líquido e todos os minerais perdidos durante o treino.


Manter o corpo em movimento e uma dieta saudável é a combinação ideal para quem deseja viver bem e com saúde.

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