quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sorvete (mitos x verdades)

Estava lendo a Revista "Viva Saúde" e achei interessante dividir essa matéria com vocês, separei alguns itens, se você quiser ler toda a matéria acesse o site!




































- Não se pode tomar sorvete quando se está fazendo dieta.MITO - sorvetes de frutas são permitidos em pequenas quantidades, e existem sorvetes que têm baixa caloria e se encaixam em uma dieta para a redução de peso.

- Ele é contraindicado quando se está resfriado ou gripado, ou quando se tem dor de garganta.VERDADE - todo alimento gelado provoca vasoconstrição dos vasos da faringe e da laringe, e pode ser irritativo. Como reduz temporariamente o fluxo de sangue na região, pode aumentar a proliferação de bactérias anaeróbias.

- É melhor evitá-lo no inverno. MITO - os países que mais consomem sorvete são países de clima frio na maior parte do ano, principalmente os europeus. Médicos afirmam que não há nenhum estudo que mostre que o sorvete pode ser prejudicial nessa estação do ano.

- Os de iogurte têm menos calorias. VERDADE - Os iogurtes do tipo frozen possuem menos calorias que os sorvetes tradicionais, porque sua formulação tem baixos teores de gordura e açúcares e também por serem feitos de iogurte e não de leite ou creme de leite.

- Os industriais têm pouca qualidade. MITO - as indústrias têm substituído ingredientes artificiais por corantes e aromatizantes naturais, pois estão conscientes de que os consumidores estão cada vez mais optando por alimentos saudáveis.

- Crianças devem tomar só sorvetes caseiros. MITO - há sorvetes industriais tão saudáveis quanto os caseiros. Por isso, prefira os sabores de fruta, que são mais saudáveis, e compare rótulos para escolher os menos gordurosos e calóricos.

- Um sunday pode ter mais calorias e gorduras do que uma refeição.
VERDADE - um sunday completo pode chegar a mais de 500 kcal, o que é mais que um prato de salada com carne magra e arroz integral.


- Quando o sorvete é light, ele pode ser tomado à vontade. MITO - os sorvetes light somente são reduzidos em até 25% do teor de gordura ou açúcar. Não é porque o alimento é classificado de light que pode ser consumido à vontade.

- Picolés são menos calóricos que sorvetes de massa. VERDADE - normalmente os picolés à base de frutas são menos calóricos que os sorvetes cremosos, que são fabricados com leite e creme de leite.
Vai um picolé ai?





























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