segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dá para ser feliz...

No post "Não dá para ser feliz" falamos sobre os malefícios de quando o nosso "amigo" intestino não funciona direitinho, podendo levar até a depressão...então vamos dar uma forcinha ao organismo com alimentos ricos em nutrientes do BEM!!
BANANA - rica em triptofano, substância precursora da serotonina, responsável pela alegria e bem-estar. Sem serotonina, o organismo fica suscetível a males como depressão, irritabilidade, insônia, ansiedade, mal humor e hiperfagia (aumento exagerado da fome).

MEL - fonte de triptofano, ação calmante que induz a uma sensação de bem-estar melhorando a função da serotonina no cérebro. O mel tem uma função importante como regenerador da microflora intestinal, quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o mel ajuda a manter a integridade colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer.




ÔMEGA 3 - os peixes de água fria (salmão, atum, cavalinha) são considerados excelentes fontes de ômega 3, um ácido graxo com efeito protetor sobre os neurônios. A relação de consumo desse ácido graxo e a felicidade, está no aumento na produção dos receptores de neurotransmissores como: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina que protegem o cérebro e o sistema nervoso central dos radicais livres.




CANELA - rica em polifenóis e antioxidantes, esta especiaria melhora a atividade da insulina, ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduz a compulsão por carboidratos e doces. Assim, colabora para evitar o sobrepeso e o acúmulo de gorduras na região abdominal e mantém a produção de serotonina em equilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário