terça-feira, 24 de abril de 2012

Tapioca!

Não é de hoje que AMOOOOOOOO essa delícia, pode ser com qualquer recheio que me encanta....Essa semana passei no Emporium Comércio de Produtos Naturais (Rua do Príncipe, n.777) e fui comprar Goma para preparar a Tapioca...




Super Fácil de Preparar, esse passo a passo foi a minha amiga Nutri Vera (que trabalha no Emporium) que escreveu:

TAPIOCA, COMO FAZER E AS PROPRIEDADES

A tapioca, prato típico do nordeste, tem tido adeptos em todos os pontos do Brasil. A massa da tapioca é feita à base de polvilho e água. Para se adaptar a todos os paladares, a variação quando se fala em tapioca está no sabor, que pode ficar a gosto de cada um. Por ter um sabor neutro e suave, fica agradável tanto com recheios salgados, quanto doces. Além disso, como é proveniente da mandioca, mantém suas propriedades energéticas e alguns minerais como cálcio, ferro e fósforo e vitaminas do complexo B.
A tapioca pode ser feita tanto com a goma própria para tapioca, como com polvilho doce. Veja abaixo a receita e se delicie com esta maravilha!!!

PREPARO DA TAPIOCAIngredientes
Goma de tapioca para hidratar OU Polvilho doce.

Modo de fazer:
Colocar aproximadamente 500g da goma de tapioca em um recipiente. Acrescentar água aos poucos e ir amassando/esfarelando, até ficar uma farinha úmida (mas não muito molhada). O ponto é quando a consistência da farinha úmida ao amassar, fica semelhante a uma paçoca. Passar a farinha úmida (em punhados) em uma peneira de tamanho médio. A farinha obtida após passar na peneira, deve ser colocada em uma frigideira antiaderente BEM QUENTE (não precisa untar) até formar a tapioca.

OBSERVAÇÃO: Para fazer uma tapioca, colocar de 2 a 3 colheres grandes (de servir) da farinha obtida no centro da frigideira bem aquecida e espalhar rapidamente para os lados, até preencher toda a frigideira. Imediatamente formará uma massa e a tapioca estará pronta para ser recheada.

IMPORTANTE: A farinha obtida nesse processo não precisar ser consumida no mesmo dia, pode ser guardada na geladeira em recipiente fechado e ser consumida nos próximos 3 a 4 dias seguintes.

Vera Lucia Moratelli Warmeling
Nutricionista – CRN 10 - 2631

E temos várias opções de recheio, apenas lembre-se de não exagerar nos ingredientes calóricos....

1) Banana com canela
2) Tomate, Cebola, Orégano, Azeitonas Picadas, Champignon, Mussarela e Peito de  Peru picados
3) Atum, Tomate, Cenoura ralada
4) Carne de Sol com Queijo Coalho
5) Ovo cozido, Rúcula, Tomate

Várias opções, abuse da sua criatividade!!! 

6 comentários:

  1. Adorei a receita da tapioca e as sugestões de receheio.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. isso sim e um documentario completo e muito interessante sobre a tapioca¡¡¡adorei

    ResponderExcluir
  3. moro na alemanha e tem uma lginha tailandesa aqui perto ,achei o sagu la mais nao achei a tapioca refinada¡¡¡sera que seu eu comprar a mais grossa e bater no liquidificador presta¿

    ResponderExcluir
  4. Adoro os seus posts. Pena que não consigo entrar com o meu email. Super bj. Luciane

    ResponderExcluir