quarta-feira, 15 de agosto de 2012

COMO CONGELAR ALIMENTOS


 Prática muito comum que facilita bastante o nosso dia-a-dia na cozinha. Mas não basta apenas guardar os ingredientes em qualquer recipiente e jogar no freezer ou congelador. É preciso alguns cuidados básicos para manter a qualidade deles.
 


Nessa hora organização é tudo. Use potinhos de plásticos ou refratários de vidro, contanto que ambos tenham tampa plástica que os fechem hermeticamente. E não esqueça de retirar todo o ar quando for embrulhar os alimentos, além de etiquetar com o nome do prato e a data do congelamento.


Congelar carnes:
Antes de ir ao freezer, a carne deve estar limpa, com pouca ou nenhuma gordura, e embalada em potes plásticos fechados hermeticamente ou filme plástico. Os pacotes devem conter a quantidade necessária por refeição, porém bifes e costeletas devem, além disso, ser embalados um a um. As carnes para assados podem ser embrulhadas inteiras. Carne de boi ou vaca permanece por até 12 meses. Carne de porco ou vitela dura até nove meses. O descongelamento pode ser feito passando a carne para a geladeira cinco horas antes do uso para cada meio quilo, duas horas em temperatura ambiente ou no seu forno microondas na função descongelar.


Congelando legumes: 
Lave bem os legumes em água fria e só use aqueles que não estão maduros para congelar. Alguns necessitam a retirada de pontas ou fios. Devem ser picados em pedaços iguais e colocados numa peneira. Mergulhe-os rapidamente em água fervente e logo em seguida em água fria. Deixe esfriar. Escorra muito bem e embale-os em saquinhos plásticos ou potes fechados hermeticamente, na quantidade de uma refeição. Para consumir legumes congelados não é necessário descongelamento, basta colocá-los numa panela com água e sal e tampar até que fiquem cozidos.


Congelamento de massas:

Para evitar que ela fique ressecada, quando congeladas prontas e com molho, faça da seguinte forma:
1 - Cozinhe a massa al dente (pois com o descongelamento e aquecimento, a tendência é que amoleça mais), misture com o molho, reservando uma certa quantidade dele, para o processo.
2 - No recipiente, onde será feito o congelamento, coloque um pouco do molho reservado, que será utilizado na confecção do prato e congele um pouco deste, sozinho. Assim que estiver bem congelado, coloque a massa sobre ele, normalmente. Regue com mais molho e leve para congelar, aberto. Depois de bem durinho, feche, date e pronto. Resultado: Quando o prato for descongelado e aquecido,o molho ficará líquido, umidecendo a massa, evitando o ressecamento. Funciona com qualquer massa.


3 comentários:

  1. Adorei as dicas de congelamento!
    E eu que achava que era só botar num pote no freezer e pronto! hehehe
    Beijos!
    Paula

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula :) o ideal é ter todos esses cuidados na hora de congelar, para manter os nutrientes e evitar qualquer tipo de contaminação!! :) Fico feliz em saber que você gostou das dicas!
      Bjo ;)

      Excluir
  2. Já tentei congelar legumes, mas ficam meio borrachentos (ou borrachudos, sei lá - heheh). Vou tentar essa sua "técnica" de jogá-los em água fervente antes congelar.
    Beijo.
    www.coisasdadeinhah.com.br

    ResponderExcluir