sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Emagrecimento Saudável e Sustentável

Olá pessoal

Hoje o título do post "Emagrecimento Saudável e Sustentável" é do texto, muito bem escrito, da psicóloga Thaís Zanotti do Blog Pensamentos e Sentimentos
Bem resumidinho, nós estamos credenciadas no mesmo plano de saúde e muitas vezes temos pacientes em comum. Já estávamos trocando emails e msg no facebook há algum tempo, mas resolvemos bater um papo "ao vivo". E foi uma tarde muito boa, muitas idéias...muito papo e então ela comentou que tinha um Blog e que escreveu sobre um tema relacionado à nutrição...e por isso quero dividir aqui com vocês....
Thaís, obrigada pelo carinho e os "posts" estarão sempre abertos à você, quando quiser dividir suas palavras conosco....

Contato: thaiszanotti@msn.com

Emagrecimento Saudável e Sustentável

“PERCA 3 KG EM 10 DIAS”
“BARRIGA CHAPADA JÁ” 
“DIMINUA ATÉ 5 CM DE CINTURA”


Quem nunca parou para dar uma olhadinha ou ficou curioso para saber a receita ao se deparar com promessas deste tipo? As revistas vendem capas com modelos esculturais,  chamadas que prometem perda rápida de peso, chás, shakes, fórmulas, um verdadeiro arsenal para conquistar o corpo dos sonhos.

Você segue no capricho uma dieta deste tipo, o emagrecimento ocorre. Oba! Funcionou! Mas aí vem a segunda parte da missão, considerada por muitos a mais difícil: Como manter o peso conquistado?

Inicialmente precisamos avaliar a maneira como estamos lidando com idéia de dieta. A palavra facilmente provoca interpretações distorcidas. Mas você sabe o que ela significa?

*Dieta: vocábulo de origem grega, significa estilo de vida. Trata-se de um conjunto de hábitos alimentares de um indivíduo.

Será que você pensa em dieta como um estilo de vida? Ou quando ouve a palavra logo vem na sua mente um cardápio com várias restrições, a ser seguido por um tempo limitado? 


Se ficou com a segunda opção, talvez seja hora de resignificar esta idéia e encarar a dieta como um processo contínuo, algo para ser levado para a vida e não para ser praticado apenas em um curto espaço de tempo. Radicalismos não combinam com emagrecimento saudável ou sustentável. Você pode emagrecer rapidamente, mas será que consegue sustentar tantas restrições por toda a vida? O corpo precisa de vários nutrientes para seu funcionamento saudável, se faltam alguns, mais cedo ou mais tarde, seu organismo pedirá por eles.

O alimento é necessário para a sobrevivência, faz parte das interações sociais desde muito cedo, o prazer começa já na amamentação, desde os primeiros dias de vida. Comer é um prazer e não precisa deixar de ser. O problema é quando se torna a única fonte de prazer ou quando a comida é utilizada como uma forma de alívio para a ansiedade e frustrações diante da vida.

A psicoterapia auxiliará no processo de emagrecimento saudável focando na mudança de comportamento alimentar, bem como promovendo suporte emocional para que o paciente encontre novas formas de lidar com suas dificuldades, evitando que tente resolver seus problemas comendo.

Portanto, não é uma dieta milagrosa ou radical, nem um shake, um suco ou um chá. É a mudança de comportamento que fará com que você siga uma dieta equilibrada, alcance seu objetivo e mantenha o peso conquistado!


“Somos o que fazemos, mas somos principalmente o que fazemos para mudar o que somos” (Eduardo Galeano)

Um comentário: