segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Feijão Jalo x Feijão Cavalo

Olá, tudo bem com vocês???

Sábado e domingo passado foi mais um final de semana de pós graduação, estou adorando e como é bom estudar, dividir experiências...A nossa aula era sobre Vitaminas e Sais Minerais e entramos um dilema quando apareceu o nome FEIJÃO JALO, oi? Acho que esqueceram de me apresentar hehehehe...e nossa colega de turma falou que talvez seria igual ao Feijão CAVALO? Oi novamente?? hehehehe então resolvi pesquisar e dividir com vocês....

Os feijões (Phaseolus vulgaris) são originários do continente americano e as variedades de grãos maiores, como o branco e o jalo, vêm do sul dos Andes. Todos pertencem à família das leguminosas, a mesma do grão de bico e da ervilha, entre outros. Indispensável para a maioria dos brasileiros, a tradicional combinação do feijão com o arroz resulta num complexo protéico de excelente aproveitamento.

Feijão jalo: grãos amarelados e alongados. Uma das características mais apreciadas dessa variedade na cozinha é a formação de um caldo mais denso e com coloração avermelhada. Seu sabor é mais delicado do que do feijão comum e quando apenas cozido lembra um pouco o das castanhas. Mais consumido em Minas Gerais e no Brasil central do que em outras regiões do país, vai à mesa cozido e temperado, simplesmente, ou na forma de tutus e virados. Pode ainda substituir o feijão branco nas receitas que pedem este ingrediente e faz sucesso quando servido frio, em saladas. Há também quem o combine com massas e o integre no preparo de pastas temperadas com ervas diversas ou mesmo de purês.



Feijão Cavalo: Muito consumido no Sul com grãos que se assemelham a favas de cor forte, marrom avermelhado. Interior macio, porém firme, serve para fazer saladas. 
Usos: Os grãos do feijão são temperados com cebola, azeite e sal. Costuma-se consumi-los em churrascos. Em algumas regiões do Paraná, chama-se este tipo de "salada de Igreja" por ser bem comum em festas assim. 


4 comentários:

  1. Muito bom, Rafaela! Fico feliz que a aula tenha trazido conhecimentos para você, trouxe para mim também, pois não conhecia o feijão-cavalo! Parabéns pelo blog e por se interessar pelos estudos, nossa área precisa de profissionais dedicados! Abraço, Érica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Prof Erica, obrigada pelo carinho!!!! Foi um final de semana muito proveitoso, essa troca de experiência entre os profissionais é fundamental. Abraço Rafaela!!

      Excluir