segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Temperos Naturais, como usar?

Nós profissionais nutricionistas prezamos pelo ALIMENTO na sua forma mais natural, nutritiva, refeição caseira, como nossa vovó preparava antigamente. Nada de industrializados, nada de abrir pacotes, latas e como um toque de mágica sair um "alimento prontinho para o consumo". O problema desses alimentos que são ricos em conservantes, sódio, gorduras trans....


Para ajudar na redução do sal de cozinha no preparo das refeições, você pode e deve utilizar especiarias, ervas, temperos naturais. Fiz uma listinha de alguns e como utilizá-los, falando em sal já falei desse tema aqui no Blog, tem até dica de sal verde.

Só para explicar: as especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram, e ainda são, utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, cardamomo e ervas aromáticas.


Alecrim: possui substâncias antioxidantes e anti-inflamatória. Dica: colocar um ramo de alecrim fresco dentro do vidro de azeite. Uso: Pode ser utilizado para temperar carnes brancas, preparo de chás, cremes/sopas.



Canela: pode ser utilizada no tempero para o cozimento de frutas, preparações doces, carne vermelha, ensopados e para chás. 



Cúrcuma: é originária da Índia e Sudeste Asiático, foi introduzida no Brasil há mais de 3 séculos, sendo amplamente cultivada para finalidade alimentar ou condimentar. Muito conhecida como Turmeric (significa "amarelo") na Europa e erroneamente de açafrão (o verdadeiro açafrão é o Crocus sativus) no Brasil. A Cúrcuma também é conhecida como Açafrão-da-terra, Açafrão-da-índia. Tem ação anti-inflamatória  antioxidante, vermífuga e controla flatulências. Pode ser usada diariamente na culinária, ajuda a colorir e acrescentar um gosto especial a comida. Experimente usá-lo em um refogadinho simples de legumes! Além de serem usados também no arroz, legumes, sopas, carnes e peixes.

Orégano, manjericão e cominho: possuem ação anti-inflamatória e antibacteriana, podem ser utilizados em saladas, preparações assadas, molhos e salpicado no prato de comida.

Alfavaca: E uma erva da família do manjericão, suas folhas secas podem ser utilizadas para temperar peixes, carnes, arroz cozido com caldo de legumes, ensopado de lagosta e em caldos. A alfavaca fresca entra no preparo de saladas, pizzas, massas, cogumelos, carnes, sanduíches e sopas. Combina com molho de tomate, berinjela, abobrinha e tomate fresco.

Bouquet Garni: para temperar, sem deixar vestígio dos temperos, faça um amarradinho de ervas aromáticas frescas, utilizando um barbante para amarrar as ervas ou quando for possível  com a própria erva,e remova no final da preparação. O bouquet garni clássico leva salsinha, louro e tomilho. 

Curry: uma mistura de várias especiarias: manjericão, coentro, gengibre, páprica, cominho, cúrcuma, pimenta-do-reino, cravo, canela, cardamomo e noz-moscada. Usado em molhos, carnes, peixes, aves, sopas e pratos com ovos e queijos. Tempero muito utilizado em receitas indianas.


Noz-Moscada: Ao natural, deve ser ralada somente na hora de usar. Utilizada em carnes, peixes, legumes, sopas, no recheio de massas, pratos a base de queijo, molhos branco, bechamel, omeletes, purês, conservas, bolos, tortas, biscoitos e bebidas com leite quente ou gelado.






Tomilho: Aromático e levemente picante, e usado para temperar carnes, peixes, aves, pratos com tomate e queijos.


Para saber mais, deixo uma dica de livro sobre o tema, vale a pena!!



E uma receitinha refrescante:

Água aromatizada com laranja, canela e hortelã (Site Panelinha)

Ingredientes
1 laranja
1 rama de canela
10 folhas de hortelã
1 l de água gelada
Modo de Preparo:
1. Lave bem e seque todos os ingredientes.
2. Numa tábua, fatie a laranja em rodelas finas.
3. Numa jarra, junte todos os ingredientes e misture bem. Sirva gelado.

Um comentário:

  1. Helen Del'Gaudio09/02/2015 12:38

    Adorei!! Vou comprar e começar a experimentar. Não conheço nenhum tempero. Na verdade, comecei a cozinhar faz pouco tempo. Quero aprender a fazer pratos saudáveis...

    ResponderExcluir