terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Compras: Mercado e Frutaria

Um passo, mega importante, para qualquer reeducação alimentar ser um sucesso, é ORGANIZAÇÃO! Vamos começar, separando o nosso velho e amigo bloquinho, garanto que todo mundo tem um guardado na gaveta. Esse bloco vai lhe ajudar a organizar a lista de compras.

Aqui em casa, o que dá muito certo é fazer as compras 1 x por semana, assim garantimos frutas e verduras e outros alimentos fresquinhos. E com o bloquinho em mãos fica mais fácil controlar o orçamento e levar só o que realmente precisa. Você também pode elaborar uma lista no computador e dividir por grupos alimentícios...o que você achar mais fácil.


Essa lista de compras você deverá FOCAR em alimentos in natura, farelos/grãos integrais, laticínios magros, carnes magras, peixes...Vale a pena também antes de sair de casa verificar algumas receitas para fazer/testar durante a semana....

E vale lembrar que você deverá passar longe dos corredores onde há doces, balas, refrigerantes, sucos artificiais....principalmente se você for fazer compras com seus filhos.

Outras dicas:

1) Verifique se há verdureira/frutarias próximo da sua casa, e pergunte quais os dias de abastecimento. Assim você garante tudo mais fresquinho. Alguns locais em Joinville estão vendendo verduras/frutas orgânicas, vale a pena procurar.

2) Verifique nos supermercados dia de verdura/frutas mais em conta.

3) Faça uma pesquisa de peixarias na sua cidade, fique "amiga" do dono do estabelecimento, para que ele ajude você a escolher peixes fresco. 

4) Evite comprar produtos que apareceram na TV ou Revista, principalmente os que parecem "milagrosos" ou muito coloridos...

5) Vá sem pressa ao mercado, observe as embalagens, data de validade, lista de ingredientes (falaremos só sobre isso em um próximo post)

6) Já leve calculado quantas frutas você comerá por dia...e compre só o necessário para não estragar. Dias de calor aceleram o amadurecimento.

7) Passe longe do corredor dos multiprocessados/embalados, aqueles produtos que estão dentro da caixinha prontinho para levar ao forno. São produtos alimentícios carregados de sal, conservantes, realçadores de sabor, que não fazem bem à sua saúde.

E o mais importante, vá mudando/treinando seus pensamentos...toda mudança pode gerar um estresse inicial. Mas com persistência você vencerá!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário