quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Folhas Verdes Fresquinhas

Quando ganhei minha centrífuga de folhas, pensei "nossa, mais um treco para ficar guardado". E grande engano, uso muitas vezes e vale a pena ter em casa. Escuto muito no consultório é que a pessoas não gostam de comprar folhas porque estragam com facilidade. 

Então aqui vai a dica para acabar com essa desculpa:

Acho chegar do supermercado/frutaria/verdureira:

1 ) Lave folha por folha para retirar todas as sujeiras (terra). 

2 ) Coloque-as em um recipiente de vidro e cubra-as com água, adicionando gotas de HIDROSTERIL (encontrada em supermercados próximo ao setor de frutas e verduras e em algumas farmácias) para cada litro de água em que estão imersas as folhas - Verificar instruções da embalagem para quantidade de gotas/litro.

3) Aguarde por 10-15 minutos (verificar instruções na embalagem) e enxague novamente.  Pronta para consumo.

4) Mas se não for utilizar na hora, você poderá passar pela centrífuga de folhas, para retirar o excesso de água e guardar em um pote grande com tampa, intercalando as folhas verdes com papel toalha e guardar na geladeira na parte mais baixa. Assim você terá folhas verdes higienizadas e fresquinhas.

Esse produto pode ser utilizado para higienizar frutas e verduras.


Mas, no caso de você não ter à mão esse tipo de produto, poderá usar água sanitária (sim nossa amiga Q-Boa), que é feita com o mesmo princípio ativo, hipoclorito de sódio, desde que o rótulo recomende esse uso. A proporção recomendada pelo Ministério da Saúde é uma colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água. Fique de olho no rótulo da água sanitária, lá indicará se poderá ser utilizada ou não para higienização de alimentos. 

2 comentários:

  1. O vinagre não higieniza as frutas e verduras igual a Q'boa???? Ihhh sempre uso o vinagre... =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Melquita, não o vinagre não higieniza, ele apenas auxilia para as larvas soltarem das folhas. O melhor é usar água sanitária. :)

      Excluir