segunda-feira, 25 de março de 2013

Corante: FIQUE DE OLHO!

Esse final de semana estávamos em uma roda de amigos, e acabou rolando um papo sobre comida, etc....não lembro direito porque entrei no assunto corante vermelho usado no iogurte sabor "morango"...e todo mundo fez cara feia, quando falei que era usado um besouro para a coloração vermelha, presente não só no iogurte, mas também na bolacha recheada de "morango, sorvete de "morango", outras bebidas, geléias, e até em produtos de cosméticos.


E como podemos saber se esse "bichinho" está presente no produto que comprei? Simples, fique de olho na lista de ingredientes do rótulo: "Carmim, Cochonilha, Ácido Carmínico (Carmine, Cochineal, Carminic Acid,) ou E-120. 




Corante carmim ou cochonilha, é obtido a partir da maceração de uma espécie de inseto chamada Dactylopius coccus. O produto final é um pó avermelhado, muito estável ao calor, à oxidação e a variações de acidez (pH), características muito interessantes à indústria de alimentos. MAS PARA NOSSA SAÚDE NÃO É INTERESSANTE!!!

Uma dica que eu deixo: compre iogurte natural, sem adição de corantes e bata no liquidificador com A FRUTA que você preferir, pelo menos terá certeza que está comendo FRUTA de verdade. Esses corantes podem provocar alergia!! Então, FIQUE DE OLHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário