segunda-feira, 11 de março de 2013

Trocas Inteligentes!

Já falei várias vezes por aqui, alimentação de verdade é aquela que preparamos com amor e principalmente com alimentos naturais. Ficar abrindo caixinha e sair um "lindo prato pronto" não é nada saudável. 


Regra Número 1: NÃO USARÁS TEMPEROS PRONTOS!! Abuse da criatividade com os temperos naturais. Se não tem tempo para cuidar de uma hortinha, que tal investir em temperos secos? Já falamos sobre isso, clique aqui para relembrar.

Regra Número 2: NÃO ACRESCENTARÁS ÓLEO EM PREPARAÇÕES. Quer uma dica para deixar seu arroz uma delícia? Acrescente ao final do cozimento um dente de alho picadinho e antes de secar a água desligue e tampe a panela. Ao servir o arroz estará úmido e saboroso.  Quer um bife acebolado gostoso? Aqueça bem a frigideira antiaderente e coloque a carne, sempre uma de cada vez, assim a frigideira não esfriará e o bife ficará suculento, sempre precisar de óleo. Deixe para acrescentar o azeite de oliva na salada.



Regra Número 3: NÃO USARÁS CREME DE LEITE. Você poderá substituir por iogurte desnatado, vai ficar com a mesma consistência mas a vantagem é que quantidade de gordura será menor. Exemplo: creme de leite do estrogonofe troque pelo iogurte.

Regra Número 4: NÃO USARÁS EMBUTIDOS E CARNES DEFUMADAS NO FEIJÃO. Aqui  em Joinville/SC é muito comum as pessoas consumirem, em alta quantidade, vários embutidos como a linguiça e outros. Sabemos que esses alimentos são ricos em sódio e conservantes prejudiciais à nossa saúde, tem estudos demonstrando que o consumo desses alimentos pode aumentar as chances de desenvolver câncer de intestino. Por isso, na hora de preparar seu feijão, abuse de alho, louro, tempero verde, pimenta. 


REGRA NÚMERO 5: NÃO USARÁS MOLHO INDUSTRIALIZADO NA SUA SALADA. Não adianta preparar um lindo prato de salada, super colorido e nutritivo, se ao temperar você temperar com aquele molho gorduroso e industrial. Abuse da sua criatividade, vale fazer molho de iogurte + tempero verde ou mostarda + mel + suco de laranja ou limão + pimenta ou vinagre de maçã + gengibre....ahhh e lá vai outras receitas..



Vamos lá...podemos preparar vários pratos saborosos, apetitosos e principalmente saudáveis. Só precisamos resgatar um pouco a cultura da época das nossas avós...que tinham horta em casa, que adoravam se aventurar na cozinha!

Grande abraço e ótima semana saudável para vocês!

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