segunda-feira, 22 de julho de 2013

Meu relato: Suspeita de Intolerância à Lactose

Hoje quero contar o que tenho passado nos últimos meses

Sempre fui adepta e continuo sendo, quanto ao uso de laticínios, acredito que se ele não te faz mal e você gosta, então consuma. Mas, nos últimos meses percebi que alguma coisa estava errada. Estava sentindo má digestão, cólicas intestinais, abdomem distendido, aparecimento de espinhas, com muita frequência, alguma coisa não estava bem. Achei que poderia ser o estresse, trabalhando muito. Só que também me deu um clique, e comecei a fazer um teste (coisa de nutri)...cortei o consumo do leite do meu café, o queijo e o iogurte. Em 3, 4 dias os sintomas começaram a desparecer. Fiquei  pensando será? Aguardei mais uns 10 dias para ver como eu me sentiria, para depois retornar o consumo. Estava muito bem, sem nenhum dos sintomas!!! Em fim, passei pelo primeiro teste: 1 copo de iogurte + 1 fatia de queijo, em pouco tempo já estava eu sentindo dores estomacais....e depois de alguns dias consumi um pedaço pequeno de bolo de morango com direito a cobertura e recheio, ai o efeito foi imediato, só com chazinho de hortelã para ajudar....


Estou contando tudo isso, porque esses itens sempre fizeram parte do meu dia-a-dia, e comecei a me questionar e lembrar do meu histórico. Sempre reclamei muito para os meus pais sobre sentir azia, dor estomacal, enjoos e dor de cabeça. Endoscopia foram muitas, e sempre com indicação de gastrite. Eu acredito que já poderia ser indicação de uma intolerância à lactose (intolerância à lactose é a incapacidade parcial ou total de digerir lactose. A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos), ainda não fiz o exame para confirmar. 

Estou contando tudo isso (está enorme esse post, desculpa) para dividir mais informações sobre esse problema de saúde, que está bem comum, aproximadamente atingindo 70% dos adultos brasileiros. 

Vou contar em outros posts, o que estou fazendo para substituir o leite e derivados, vou falar sobre o cálcio, sobre vários produtos que estão sendo fabricados LACFREE....vamos aguardar os próximos capítulos...

Um comentário:

  1. Poxa, Nutri até tu,rs.... só sei que estamos juntas nessa.
    bjo

    ResponderExcluir