domingo, 13 de outubro de 2013

Projeto para a Vida toda!

Tenho acompanhado muitos "projetos" nas mídias sociais, a moda agora é "ser saudável" (será????) e virar saradona com músculos saltados e barriga negativa. Várias pessoas estão se achando nutricionista ou personal, dividindo informações muitas vezes de forma equivocada. Dividem suas "dietas" para todo mundo e incentivam o uso de diversos produtos, suplementos. Ahhh os suplementos, agora virou moda também usar "whey protein" em tudo que você imaginar e muitas vezes ao dia: no bolo, omelete, no café, etc, tudo em nome do "crescimento muscular", e sabe  o que é pior? Tem gente que não sabe para que serve, mas se a "fulana" usa, eu também vou usar. Coitado do fígado, do rim, do intestino dessas pessoas. Acho que podemos usar sim, e até indico para muitos pacientes, mas com todo acompanhamento e de acordo com a necessidade de cada um.
Ahhh precisamos lembrar que muitas dessas pessoas ganham os produtinhos, recebem $$ para divulgação.


E o triste de tudo isso? As pessoas estão esquecendo do essencial, que é realmente a mudança de estilo de vida, a procura pelo bem-estar, pela saúde mental e física. Sem criar neuras, sem se sentir péssima porque o seu corpo não é igual a da Sabrina Sato. Cada corpo é único, cada metabolismo também, então cada um vai reagir de forma diferente. Não é porque você comeu direitinho hoje e praticou atividade física que seu corpo vai ficar escultural da noite para o dia, mas com certeza seu corpo vai responder de uma forma positiva, você vai conseguir dormir melhor, acordar mais disposta...

Então meninas e meninos, cuidado com as informações que vocês estão lendo por ai, veja com olhar mais crítico, veja se não tem um patrocinador por trás, tire suas dúvidas com o profissional da área. Não compre tudo que você lê por ai, não faça dietas malucas, não entre na neura não faça exercício sem passar por uma avaliação médica. Não está satisfeita com o seu corpo, com sua saúde? Então, procure bons profissionais, mude suas atitudes e colha os frutos no SEU tempo! Muitas vezes fico assustada com os pacientes que atendo, todo mundo está atrás de MILAGRE, resultado imediato e muitos já estão desenvolvendo distúrbio alimentar. Mas lembre-se MILAGRE não existe, seu corpo não vem com photoshop igual das revistas, seu corpo é uma máquina com programação única, respeite essa máquina. Alimente com ALIMENTO, deixe os produtos alimentícios de lado, pratique atividade física...seu corpo, sua mente agradecem! 


Grande abraço e uma linda semana para todos!

Um comentário:

  1. Oi Rafa!

    Amei seu post!
    Fico extremamente preocupada com essas "campanhas saudáveis/ fitness" de hoje. Principalmente em blogs, cujo maior público alvo são adolescentes!
    Esse culto ao corpo "perfeito", barriga negativa precisa acabar!
    Sim, grande maioria de nós precisa melhorar seus hábitos alimentares, mas devemos fazer de forma consciente e com ajuda de profissionais qualificados.
    Acompanhando reportagens, dá uma tristeza enorme ver essas meninas com distúrbios alimentares sendo internadas e virem a óbito.. E o pior de tudo isso são as pessoas perguntando como fazer para ficar com barriga negativa. Isso é um grande absurdo!!
    Enfim, adorei sua colaboração nesse assunto!
    Aprendi muito com você e ainda tenho muito a aprender.. Projeto ser saudável para a vida!

    Beijos

    Ana

    ResponderExcluir