quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Bate Papo com a Nutri: Mamãe de Primeira Viagem

Hoje quero apresentar mais uma pacientinha de sucesso, a Aninha (nutri fica amiga e íntima, ai chama assim). Ela é mamãe do príncipe Enzo...bom, vou deixar vocês lerem a entrevista:

Eu sou...(escreva um pouco sobre a sua história em relação a alimentação x peso x saúde)
Me chamo Ana Cláudia, 25 anos, mamãe recente e em luta contra a balança por toda a vida.. Rss..Desde a infância nunca tive alimentação regulada ou muito saudável. Meus pais tinham um pequeno mercado, então cresci rodeada de guloseimas. Como normalmente passava algumas horas diárias no mercado, comia muita porcaria, muitas vezes escondida dos meus pais, é claro! Porém, minha situação começou a perder o controle em 2008, quando fiz um intercâmbio e fiquei quase um ano fora. Após o retorno a balança já mostrava quase 10 kg a mais.

Como era sua alimentação antes do processo da reeducação alimentar? 
Bom, além do conhecimento, experiência de vida, e os quase 10 kg a mais, o intercâmbio também me rendeu um namorado (que agora é meu atual marido). A questão é que “pegamos gosto” por junk food! Namorando, sempre rola as saidinhas de costume e digo que nunca optamos por uma salada, rss.. sempre um hamburguer, pizza, cachorro-quente, risotos, massas, doces, refrigerante... Resultado: de 2009 a 2012 engordei mais 15 kg aproximadamente.

Porque decidiu mudar? Há quanto tempo está nesse processo?
Em meados de 2011, após retornar de uma viagem e olhar as fotos e ver a quão distorcida estava minha imagem, ao olhar aquele rosto e corpo inchado realmente me chocou. Mas, decidi mudar realmente quando meu esposo e eu decidimos aumentar a família. Logo após essa viagem fui procurar meu médico para verificar os primeiros procedimentos para engravidar, veio então o veredito: para conseguir engravidar e ter uma gravidez saudável, você PRECISA EMAGRECER! Após quase um ano de tentativas de emagrecer e de engravidar totalmente frustradas, decidi procurar ajuda de verdade! Foi então que em maio de 2012, eu encontrei a Rafa. Estava decidida: Queria emagrecer de forma correta e saudável! Queria melhorar minha saúde (já apresentava dores na coluna, pés, e também glicose um pouco alterada, além de ter SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos que dificulta a perda de peso e ovulação) e ter nosso tão esperado bebê!

Durante o processo de mudança de hábito, qual a parte mais difícil?
No começo não foi nada fácil mudar o pensamento de “gordo”. Gordo pensa em comer toda hora e os pensamentos são em apenas porcarias (falando por mim). Digo que o primeiro mês não foi o mais difícil, pois é aquele mês que você está determinada (como quando você inicia a dieta na segunda-feira), seguindo algumas dicas valiosas da nutri já consegui eliminar alguma coisa...A parte mais difícil foram os meses seguintes. As tentações sempre batiam a porta e o processo de emagrecer já não estava tão acelerado. Então o desafio era: não desistir!

Quando você engravidou, já estava dentro do seu peso ideal? 
Quando engravidei ainda não estava no meu peso ideal (ainda não estou), porém já havia abandonado o IMC “Obesidade” passando para o “Sobrepeso”. Digamos que apenas os que lutam contra a balança entenderão o peso que a palavra “obeso” tem. Porém, para mim foi uma grande conquista, pois durante maio de 2012 até fevereiro de 2013 quando engravidei, eliminei aproximadamente 15 kg!

Como foi o seu cuidado durante a gestação, fez uso de cremes? Fez drenagem? Hidroginástica? Alimentação??
Os meus cuidados durante a gravidez foram, sobretudo na alimentação. Procurei manter meu processo de reeducação alimentar em dia e ainda mais rigoroso. Cortei os doces pelo menos nos quatro primeiros meses, evitei ainda mais gorduras e cortei totalmente o refrigerante por toda a gestação. Nos últimos três meses fiz drenagem linfática (uma ou duas vezes na semana). Nesse período fui ficando mais inchada e a drenagem me auxiliou muito. Para evitar as indesejáveis e temidas estrias utilizei diariamente durante toda a gravidez óleo de amêndoas doce após o banho e também um creme exclusivo para gestante da marca Boticário.

Quanto ganhou de peso no total, e como está sendo a recuperação pós parto? Já perdeu todo o peso?
No início da gestação tive muito enjôo e acabei emagrecendo, quando comecei meu pré natal já estava com esses kgs a menos. Pela contagem do médico foram 11 kg no total.
A recuperação pós parto foi ótima. Acabei optando por cesariana e graças a Deus ocorreu tudo bem. Os cuidados foram principalmente na alimentação, me preocupando acima de tudo em comer alimentos saudáveis e que não prejudicassem meu bebê. Evitei laticínios, feijão, repolho, ovo – alimentos que dão gases em geral. E tomei muita água para ajudar na produção de leite e também para matar a sede de leão! Duas ou três semanas após o parto já havia perdido praticamente tudo o que ganhei durante a gestação.

Atividade física, o médico já liberou para iniciar? Se sim, o que está praticando? Se não, o que pretende fazer?
Sim, já estou liberada para atividades físicas (3 meses após o parto), mas infelizmente ainda não consegui me organizar nesse aspecto. Pretendo iniciar uma academia, mas ainda não consegui organizar meu horário para isso. Preciso que meu esposo esteja em casa para cuidar do meu bebê, mas isso só acontece a noite, quanto tenho toda a rotina de banho, mamada e cama. Mas ainda vou me organizar com isso. Meta para 2014!!!

Com essa nova função SUPER MÃE! Como você está se organizando para as refeições principais e lanches de intervalo???
Sinceridade total: ainda não consegui me organizar com isso! Rsss... Minha vida de mamãe ainda está bagunçada. A minha refeição mais tranqüila e equilibrada é normalmente o café da manhã quando meu esposo ainda está em casa e o bebê dormindo. O almoço normalmente deixamos pré preparado um dia antes, ou já faço a mais deixo congelado (feijão, carne) e preparo apenas os complementos no horário do almoço. Em último caso, nos dias mais corridos, a opção é comida de restaurante! Para os lanches de intervalo opto por frutas, biscoitos integrais, água de coco, iogurte e as oleaginosas.E claro, muuita água sempre!

Quer deixar alguma dica para as mamães?
Força mamães! Sei que nessa fase deixamos um pouco nossa vaidade de lado para nos dedicar aos pequenos. Mas devemos manter a determinação e como mulheres guerreiras que somos, arranjar um tempinho para cuidar de nós também, sobretudo de nossa saúde!
O segredo é não se descuidar e ganhar muito peso, pois depois para eliminar fica ainda mais difícil! Não vamos perder o controle! Força sempre!

VAPT-VUPT
Não pode faltar no meu café da manhã: Yakult e fruta
Um prato: Risoto de arroz integral com funghi secchi e carne 
Um livro: Nunca desista de seus sonhos de Augusto Curry
Não vivo sem: ÁGUA e frutas
Dica de beleza: Sobrancelhas são a chave do olhar. Procure mantê-las bem feitas! ;)
Dica de saúde: Beba muita água e se alimente a cada 3 horas
Uma palavra que diz tudo sobre você... Determinação

NOV 2012

ABR 2013 - Grávida de 2 meses

Gestante: 33 semanas

4 semanas após o parto
Aninha, você um exemplo de pessoa determinada, mesmo nos momentos mais difíceis você não desistiu, foi lá e mostrou que poderia fazer mais. Perdeu os 15kg, engravidou, ganhou só 11kg durante a gestação e em um mês já está com o peso de antes da gestação. ORGULHO da nutri! E tudo isso, sem precisar fazer dietas malucas, sem "pílulas" milagrosas...foi sua mudança de hábito!! Obrigada pelo seu carinho!!! E vamos que vamos, 2014 está apenas começando!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário