segunda-feira, 19 de maio de 2014

Biomassa de Banana Verde

A biomassa, nada mais é que um purê de banana verde que atua como espessante natural, e o melhor de tudo? Não altera o sabor dos pratos, apenas aumenta o volume e ainda acrescenta vitaminas do complexo B, A e C, sais minerais, como potássio, fósforo, cálcio e magnésio, a e sem falar na FIBRA!


A biomassa da banana ainda verde é considerada um alimento funcional, pois quando cozida apresenta alto conteúdo de amido resistente (açúcar que o nosso corpo não consegue digerir, e ao chegar no intestino torna-se alimento para as boas bactérias - prebiótico). O benefício do amido resistente é similar ao da fibra alimentar.

Outros benefícios de se consumir a Biomassa:
- aumenta o volume e a textura das fezes
- auxilia no funcionamento do intestino
- saciedade
- controle da glicemia
- prevenção e tratamento de diarreia e constipação
- prevenção do desenvolvimento de doenças, como câncer de intestino


MODO DE PREPARO: Primeiro você precisa encontrar BANANA VERDE, de preferência orgânica (ah, não pode ser aquela encontrada no supermercado - essa já está em processo de amadurecimento). Você pode conversar com o feirante para encomendar essas bananas. Depois de conseguir, tire uma a uma do cacho, cuidando para que esse corte seja bem rente. Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem. Em uma panela de pressão coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver. Quando estiver fervendo coloque as bananas. Tampe a panela, a água deve ser suficiente para deixar as bananas "cobertas", e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo, não abra a panela. Após esse período (pode levar 15 à 20 min), destampe a panela e descasque as bananas, cuidado, pois, estarão quentes. Bata no liquidificador, se necessário acrescentar um pouco de água para formar uma pasta e esta pronta.
Você pode congelar por 3 à 6 meses. Eu gosto de colocar em potes pequenos ou fazer na forma de gelo. Na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias.
Observação: PODE SER UTILIZADO QUALQUER TIPO DE BANANA.



2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Jana, Isso cozinha com a casca, só depois na hora de bater você usa a polpa com um pouco de água, mas não use a do cozimento. Beijos :) Se fizer depois me conta!!!

      Excluir