quarta-feira, 21 de maio de 2014

Perder Peso!

Atendo há alguns anos no consultório, e as queixas que mais escuto são sempre as mesmas: "preciso emagrecer", porque o médico da coluna mandou ou porque está cansado (a) de usar sempre a mesma roupa, porque mais nada serve... 

Nos atendimentos percebo um corpo/metabolismo cansado, exausto de tantas tentativas frustadas. Muitas situações poderiam ser evitadas se realmente a pessoa levasse um estilo de vida saudável todos os dias, não só no verão ou para entrar linda na igreja ou para ficar bonita no verão!! Todo mundo já está cansado de saber que a solução para quem quer ter qualidade de vida, é a somatória da prática de atividade física e alimentação saudável, equilibrada, individual. Mas preferem tentar outros caminhos...


Muitas pessoas têm medo de mudar os hábitos, principalmente porque acham que vai ser muito caro ou muito difícil! Mas posso garantir que a partir do momento que colocar no papel o quanto gasta com PRODUTOS ALIMENTÍCIOS (industrializados, cheios de corantes, conservantes, sódio, gorduras ruins, shakes), e depois com remédios para aliviar a dor de estômago, enxaqueca, etc, controlar a pressão, diabetes, etc. Estará comprovado que COMPRAR COMIDA DE VERDADE (frutas, verduras, cereais integrais, leguminosas) é muito mais acessível que você imagina. Vai dar um pouquinho de trabalho no início, mas só até você se habituar a nova rotina, se organizar nas compras, aprender ou reaprender a cozinhar. E claro que toda mudança gera estresse/estranheza, por isso é preciso ser PERSISTENTE, manter o foco, traçar as suas metas e entender o que faz bem ao seu corpo, sua mente. E não ter pressa, porque você precisa entender que para "limpar e organizar" uma "casa" pode levar um tempo! Tudo vai depender de como você tratou do seu corpo nos últimos anos.


Mantenha a calma, e ignore a comida "lixo"

"Mas nutri, por onde começar?"

Procure profissionais que possam lhe auxiliar nesse processo de mudanças, como nutricionista e psicólogo.
Pare de seguir dicas/dietas da moda, como: "tomar água de berinjela para emagrecer", "tomar shake", "tomar aquele remedinho que não deixa você absorver gordura". Quando você parar de fazer o mais difícil, "PROCURAR MILAGRES", e entender que você precisa MUDAR, aprender a fazer novas escolhas, ter coragem para enfrentar os obstáculos, tenho certeza que chegará ao seu objetivo! 
Por isso existem pessoas que perdem 50kg com alimentação e atividade física, como o caso da minha paciente Ges) e conseguem manter esse estilo de vida e outras mesmo passando por procedimentos cirúrgicos, perdem peso, mas em menos de 2 anos voltam a engordar novamente, porque acharam que com o "Milagre da cirurgia" estava resolvido, e não mudaram o hábito!!!!

Cuide do seu corpo, da sua mente, da sua alma! Procure o seu equilíbrio! Procure um tempo para organizar seus lanches, ir à verdureira, tire 1 hora do seu dia para cuidar de você,  (é só deixar o facebook, instagram, whatsapp desligados por um tempinho, que vai sobrar tempo). Informe-se, leia bons livros, que agregue conhecimento à você e auxilie nas escolhas alimentares. Observo que as pessoas só dão o real valor e se esforçam 100% quando já aconteceu algo muito grave, quando é tudo ou nada! Não espere por isso, procure estar lado a lado com a prevenção, com o bem-estar sempre!


Lembre-se para ter uma boa saúde, um corpo que lhe agrade, estará totalmente relacionando aos seus hábitos, por isso, não busque fórmulas mágicas! Busque o seu melhor, acredite, você é capaz, pare de dar desculpas e mude, um passo de cada vez!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário