domingo, 6 de julho de 2014

Bolo de Maçã (sem glúten e sem lactose)

Final de semana gosto de ir para cozinha e testar novas receitas!!! E a escolhida da vez foi o Bolo de Maçã que adaptei a receita da minha paciente Ana (receita).

Ingredientes:
3 ovos caipiras
1 xic de óleo girassol

1 xícara de açúcar demerara (poderia usar açúcar de coco ou mascavo) (tentei reduzir a quantidade de açúcar (na receita ia 1 1/2 xic), para o meu paladar ficou OK, mas do marido faltou um pouco, mas mesmo assim ele aprovou)
2 cubos de biomassa de banana verde (opcional)
1/4 de resíduo de leite de amêndoas (opcional)
2 xícaras de farinha de arroz integral
1/2 xícara de fécula de mandioca
1 colher (chá) de goma xantana (para não esfarelar)
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 maçãs médias picadas
Canela a gosto

Modo de preparo: Picar as maçãs em cubinhos e polvilhar um pouco de açúcar e canela. Guardar. Bater no liquidificador os ovos, o óleo, resíduo do leite de amêndoas,. Depois acrescentar a açúcar e bater novamente. Em uma tigela, acrescentar a farinha de arroz, fécula de mandioca, a biomassa descongelada, a massa do liquidificador, depois de misturar bem acrescentar a goma xantana, o fermento e as maçãs picadas. Colocar em uma fôrma de furo e acrescentar algumas maçãs em cima para decorar. Assar a 180 graus, por 30 ou 40 minutos. Eu fiz mini-bolos para poder congelar e levar para o consultório durante a semana.


**Meu bolo ficou "branquelinho" porque usei açúcar demerara, se olha a foto da receita da Ana ficou bem marrom porque ela usou açúcar mascavo!


Esses foram para o congelador! Ótimas opções de lanche da tarde ou para o café da manhã

Ficou ótimo com uma xícara de café!



Um comentário: