quarta-feira, 25 de março de 2015

Creme de Abóbora com Biomassa de Banana Verde com Belisquetes de Grão-de-Bico

Ontem postei no instagram (@nutrirafaela) a foto do meu almoço ♥ rápido, simples e nutritivo!! 


Para o creme de abóbora:
Pedaços de abóbora descascada, apenas cozinhei com um pouco de água e sal, quando percebi que estava amolecendo, desliguei e escorri a água. Esmaguei para ficar em forma de purê, voltei para a panela e acrescentei o leite de coco caseiro e 1 cubo de biomassa, acertei o tempero com pimenta, noz moscada e mais uma pitada de sal. Usei o mixer para deixar o purê mais lisinho.

DICA: Para o purê você poderia usar leite de amêndoas ou leite de coco de garrafinha ou não usar nada também, minha intenção aqui é dar dicas de combinações, mas você pode e deve adaptar a sua receita conforme seu paladar e os ingredientes que tem em casa. Em outro post já expliquei sobre como fazer e os benefícios da biomassa de banana verde.

Preparei um filé de frango na airfryer, depois de pronto cortei em pequenos pedaços.

Para os belisquetes de grão-de-bico:
Usei grão-de-bico congelado (facilita muito naqueles dias de correria, e o legal que não tem adição de nada, é apenas o grão pré-cozido). Para o preparo:  água fervente, acrescenta o grão-de-bico, quando voltar a ferver, desliga e escorre a água (só verificar as instruções na embalagem do produto). Temperei com um pouco de azeite de oliva, sal, pimentas, mrs. dash e coloquei na airfryer 200ºC por uns 15 minutos, fui mexendo de 5 em  5, até ficar no ponto que eu queria, crocante por fora e macio por dentro.

Montagem:
Na minha panelinha de servir, coloquei um pouco de creme, frango picado, uma pitada de queijo sem lactose ralado na hora, creme e por cima ralei uma castanha do pará. Simples e vapt-vupt, garanto que levei mais tempo escrevendo o passo-a-passo do que preparando.


Para quem está enjoado da cara do feijão de todos os dias, o grão-de-bico é um bom substituto, porque é da mesma família das leguminosas, como a ervilha, lentilha, soja . Gosto de incentivar as pessoas a experimentar novos alimentos e principalmente variar as preparações. Você pode comer grão-de-bico dessa forma "belisqueste", mas poderia fazer uma pasta (hommus), acrescentar na sopa...Em fim, a cozinha é um dos melhores lugares para trabalhar a nossa criatividade, solte a imaginação e com certeza se surpreenderá com novos sabores! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário