quarta-feira, 11 de março de 2015

Quinoa e Painço para um almoço saudável!

Cansada do arroz e feijão? Então hoje vou deixar duas dicas saborosas e práticas:

1ª) Pepitas de Girassol e amêndoas em laminadas para acrescentar na salada:
Em fogo baixo, aqueça uma frigideira antiaderente, depois acrescente as pepitas de girassol e as amêndoas em lâminas, polvilhe açafrão, orégano, pimenta e uma pitada de sal (pode usar o tempero que você gostar) e mexa por alguns minutos, até que fiquem "torradinhas", você vai sentir um cheiro de "amendoim", desligue e espere esfriar. Acrescente 1 col. sopa por cima da salada. Se quiser guarde por 2 dias em um pote de vidro.


2ª) Ovo "frito", mix de quinoa e painço cozidos, cenoura crua ralada e sementes torradinhas.
Para fazer o ovo, você vai precisar de uma frigideira antiaderente, aqueça em fogo alto, depois abaixe e pincele 1 fio de óleo. Coloque o ovo, tempere conforme o seu gosto e espere soltar, depois com cuidado pegue a espátula e vire, até que fique no ponto. Para cozinhar a quinoa e o painço, é igual o arroz, 1 parte dos grãos para duas de água, tempere com sal, eu gosto de colocar um dente de alho picado para cozinhar.

Dica: quando cozinhar painço e quinoa, não esqueça de colocar um pouco a mais para sobrar, porque depois de frios os grãos podem fazer parte da preparação do tabule, fica super nutritivo e leve.



Para quem ainda não conhece o Painço (Panicum miliaceum), vale a pena experimentar, porque é um cereal fonte de fibras e minerais como fósforo e magnésio, além de vitamina B1. Tem sabor neutro, por isso é versátil poderá ser consumido cozido como arroz, no preparo de mingaus, sopas ou ainda adicionado a saladas, massas, bolos e pães dando mais sabor e nutrição as suas receitas. Celíacos podem consumir porque não contém glúten. Eu costumo usar da marca Jasmine (foto).


,


E a quinoa (Chenopodium quinoa) encontramos branca e a vermelha, na preparação estou usando a vermelha, esse cereal possui alto valor biológico e é considerada um dos alimentos mais completos nutricionalmente, fonte de proteínas, fibras, fósforo, zinco e rica em ferro, magnésio, manganês, cobre. De fácil preparo, pode ser usada em diversos pratos e receitas como: risotos, saladas, recheios ou simplesmente como acompanhamento das refeições diárias e também não contém glúten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário