quarta-feira, 8 de abril de 2015

Bolo de Cenoura Sem Glúten da Nanda Carneiro

Já contei minha paixão pela culinária né?! Quando eu era pequena vivia incomodando minhas avós e minha mãe para poder mexer nas panelas, ajudar em alguma coisa hehehehe #pentelha. Hoje em dia vivo testando receitas, fico espiando instagram alheios e dou pulos de alegria quando "pego" uma receita emprestada e que realmente funciona, e foi o que aconteceu ontem, fiz o famoso Bolo de Cenoura da Nanda Carneiro, quem ainda não conhece fica a dica segue no instagram @nandap_carneiro e acessem o site. Só atenção não vão ficar lambendo a tela do celular ok?! 


Só modifiquei a quantidade de açúcar, o restante fiz igual. Ficou o melhor bolo sem glúten que já preparei, não ficou com gosto e nem textura da farinha de arroz, ficou macio, não esfarelou nadinha, simplesmente PERFEITO! BEIJO NANDAAAAAAAAA!

Receita retirada do Instagram na Nanda:
270g de cenouras descascadas (mais ou menos 2 cenouras médias, eu gosto de pesar pq dá diferença mesmo)
100ml de óleo de girassol (pode ser de coco, mas deixa sabor residual)
3 ovos
2 xícaras de açúcar demerara (pode ser mascavo, mas deixa mais escuro) - usei 1 xic
1 xícara de farinha de arroz
1/2 xícara de farinha de amêndoas sem pele (só triturar as amendoas laminadas) - usei com a pele ficou uns pontinhos pretos na massa, mas acho que não interferiu no sabor.
1/2 xícara de fécula de batata (ou amido de milho)
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa de essência de baunilha (opcional)

Modo de fazer: Junte a farinha, a fécula, a farinha de amêndoas. Reserve. Bata os demais ingredientes no liquidificador e depois junte as farinhas no liqui tb. Bata mais. Por último, incorpore o fermento com uma espátula. Leve ao forno 180 graus em forma de 25cm untada por 25-30 minutos. 
(o meu bolo levou 45 min no forno, pode ser porque eu não pesei a cenoura, como está escrito lá faz em cima diferença hehehe)

*Em vermelho minhas observações.

Gostaria de fazer duas observações importantes:
1) Aqui no Blog aparecem muitas receitas sem glúten e sem lactose, porque na minha rotina alimentar eu praticamente não consumo mais glúten, deixo só para ocasiões que não tenho escolha, não sou celíaca (alergia ao glúten), mas faço isso porque tenho a doença auto-imune Psoríase e percebi que quando retiro tenho melhora de muitos sintomas. E a lactose porque sou intolerante.
2) Acho importante esclarecer que, não é porque a receita ou um produto é sem glúten ou sem lactose que é mais saudável ou pode comer a vontade. Algumas pessoas ficam na dúvida, por isso procure sempre um profissional para poder orientá-lo.

Quem fizer a receita me conta nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário