quinta-feira, 7 de maio de 2015

Nugguets do Bem

Nas consultas sempre ensino os meus pacientes sobre como interpretar as informações dos rótulos dos produtos alimentícios. A partir do momento que você sabe identificar se aquele produto tem coisas boas ou só "tranqueira", fica mais fácil decidir se vai ou não comprar. Sabemos que as grandes empresas investem pesado em propaganda para enganar os consumidores: "1 potinho equivale à um bifinho" ou coloca desenhos animados nas caixas para parecer um produto legal para as crianças, "aham, tá bom". E pensando nisso vou fazendo um banco de dados com os alimentos mais consumidos e vou atrás de receitas para adaptar, assim já foi com o hambúrguer, agora é a vez do Nuggets.

Essa semana testei e foi aprovadíssimo pelo marido, ficou crocante por fora e úmido por dentro. A receita é da Nanda Carneiro, em vermelho foram as minhas adaptações.

Ingredientes:
250g de peito de frango moído/triturado cru
100g de ricota sem sal (intolerantes que não usarem, coloquem 3 cs de creme de tofu e descartem o creme de ricota abaixo)
1 colher de sopa cheia de creme de ricota (não usei, não tinha em casa)
Temperos a gosto (usei cebolinha, salsinha, orégano, pimenta, sal)
Para empanar: 2 à 3 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada, 2 à 3 colheres de sopa de amaranto em flocos (pode usar farelo de aveia fino, quinoa em flocos - usei farinha de aveia com a farinha de linhaça marrom, porque era o que eu tinha em casa)
1 ovo
Modo de fazer: Em um recipiente, misture o frango moído, a ricota triturada, o creme e os temperos. Molde no formato desejado, passe no ovo e na mistura de farinhas. Retire o excesso e coloque em uma forma com papel manteiga. Leve ao forno 180 graus por 25 à 30 minutos. Na metade do tempo vire os nuggets. Eu preparei na airfryer, na metade do tempo virei.



2 comentários:

  1. Rafa, minha querida! Quanto tempo!

    Adorei a receita, mas não posso fazer pois meu pequeno tem alergia a ovo. O que poderia substituir o ovo nos empanados?

    Obrigada.
    Saudades

    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aninha, saudade :* Preciso fazer alguns testes, talvez só com a umidade da preparação já seria o suficiente para fixar a farinha escolhida ou então pincelar um pouco de óleo. Beijoss :***

      Excluir