quarta-feira, 27 de maio de 2015

Pinhão e Milho Cozido

Junho, inverno, festa junina....tudo isso lembra comidas típicas e gostosas!! Mas hoje vou falar sobre duas opções saudáveis e nutritivas.

Primeiro o nosso querido MILHO, sempre que possível opte pelo orgânico! Esse cereal amarelinho possui vitaminas A, B1 e C, minerais como o magnésio, fósforo, cálcio, potássio. E ainda podemos falar sobre a luteína e zeaxantina, que auxiliam a proteger a visão dos raios ultravioletas e também previnem a degeneração e até a catarata. E sem falar ainda que o nosso amigo é fonte de fibra, auxilia na saciedade, bom funcionamento intestinal. Não gosto muito de falar em calorias, mas vale lembrar que é uma alimento calórico, então moderação, cada 100g do cereal tem aproximadamente 100kcal. Ah, e vale lembrar, nada de acrescentar manteiga e moderação no sal, ok?!
Para cozinhar é fácil, coloque o milho panela de pressão e coloque água até cobrir, após começar a "apitar" conte 15 minutos, deixe sair a pressão sozinha e pronto!



E o nosso querido pinhão também está na lista de alimentos saudáveis, possui fibras, vitaminas A, B1 e C e minerais como, cálcio, ferro, fósforo. Em 100g podemos encontrar aproximadamente 4g de proteína e 196 kcal (aprox. 10 unidades). E o legal que o pinhão é super versátil, podemos preparar farofa ou usar como acompanhamento em alguns pratos, como o entreveiro.



Então, quem for participar da festa Junina, não esquece de primeiro comer uma porção de milho e uma de pinhão, tenho certeza que vai ficar mais fácil de controlar a fome e a vontade de comer guloseimas cheias de açúcar, porque a fibra desses alimentos que citei acima são ricos em fibra, auxiliando na saciedade.

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