segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A mudança pode começar no supermercado!

Atendo há mais de 6 anos no consultório e durante esse período venho observando que a maior dificuldade da mudança alimentar começa dentro do supermercado. Ouço dos pacientes "mas estou acostumado a comprar tal produto," "há muito tempo ouço que a margarina da tampa azul, aquela que tem a propaganda dizendo que cuida do meu coração faz bem, até meu médico indica", "o que vou passar no meu pão", "mas não vivo sem meu leite"...e mais outras coisas. E ainda precisamos lidar com as embalagens atrativas e muitas vezes mentirosas.


1) Nunca, em hipótese alguma, vá ao supermercado com fome ou preocupado ou estressado ou ansioso. O risco de levar itens desnecessários será alto. 

2) Antes de sair de casa faça uma lista dos alimentos que você vai precisar por semana, se você gosta de cozinhar, qual tal elaborar um cardápio para planejar a semana? Assim você também garante que não haverá desperdício. 

3) Vá com tempo ao supermercado porque até você se acostumar com essa nova rotina, talvez vai demorar mais tempo que antes, precisará analisar a lista de ingredientes de cada produto que você escolher para comprar. Não esqueça de levar a lista dos ingredientes ruins (post anterior).

4) Inicie as compras pelas frutas, verduras, deixe por último os mais perecíveis. E PASSE LONGE DE CORREDORES DE GULOSEIMAS (balas, chocolates, bolachas recheadas, salgadinhos, sobremesas em geral).

Procure na sua  cidade por feiras de produtos orgânicos! Você vai economizar, incentivar à produção local...Em Joinville todos os sábados tem a feira no pátio do Ginásio do Ivan Rodrigues, Quartas e Sextas pela manhã no Shopping Mueller. Se mais alguém tiver informação de feiras orgânicas deixa no comentário que posso atualizar depois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário