sábado, 16 de janeiro de 2016

Sucos de Frutas e Vegetais

Feliz Ano Novo, desejo que 2016 seja um ano de muita saúde, determinação, paz, amor, sucesso, alegrias.

Já que um dos nossos desejos é saúde, que tal colocar como meta: "Vou preparar todos os dias o suco de frutas e vegetais". Não sabe por onde começar? Vou te ajudar com dicas e ideias. Vamos lá!

No período de férias nossa família criou o hábito de tomar o suco todos os dias às 10hrs, estratégia para ajudar na saciedade, já que normalmente almoçávamos mais tarde. Mas o horário não importa, adapte para a sua rotina. O único cuidado de for fazer à noite não use chás diuréticos ou ingredientes muito estimulantes.

Dicas da Nutri:

1) Deixe separado em saco de freezer os ingredientes para 1 porção de suco, exemplo: 1 folha de couve, 1 fatia de abacaxi, 1 pedaço pequeno de gengibre, folhas de hortelã e congele. Para preparar o suco é só retirar do freezer direto para o liquidificador e bater com água ou água de coco. Sem desperdício!
2) No calor, não é todo mundo que gosta de tomar chá quente, então você pode preparar chá de hibisco ou cavalinha ou chá verde ou chá branco ou chá de hortelã..., espere esfriar e coloque em forminhas de gelo, quando preparar o suco acrescente 2 cubos.
3) Gosta do suco mais cremoso? Use uma banana congelada.
4) Usa centrífuga? Sem problemas, depois de fazer o suco, acrescente 1 colher de sopa do resíduo que sobrou no aparelho, assim você acrescenta as fibras no suco.
5) Evite usar muitas frutas, para não acrescentar muita frutose = "açúcar", sempre que possível acrescente mais verduras e não coe.



Suco Rosa: 1 beterraba pequena, 5 morangos congelados, 2 folhas grandes de couve, 1 laranja com parte branca, 1 cenoura pequena, 300ml de água de coco, 1 pedaço pequeno de gengibre, folhas de hortelã. Bater no liquidificador por alguns minutos até ficar cremoso (se achar que ficou demais, acrescente mais água de coco). Na hora de servir espremer 1 limão. Para essa quantidade rende até 3 copos grandes. Se você coar (vai jogar fora toda a riqueza das fibras), acrescente depois 1 col. chá de semente de chia para ajudar na saciedade e no controle glicêmico.






Suco Verde: 2 fatias de abacaxi em cubos congelado, 1 pedaço pequeno de gengibre, 2 folhas de couve, folhas de hortelã, 300ml de chá da casca do abacaxi.













Use a sua criatividade, aproveite as frutas e verduras da época, e sempre que possível orgânicos. 

Frutas: maracujá, morango, manga, mirtilo, maçã, laranja, uva, tangerina, abacate...
Hortaliças: pepino, cenoura, beterraba, folhas de broto, alface, rúcula, agrião, salsão, couve...
Chás (verifique com um profissional se você pode consumir): Hibisco, Chá Verde, Chá Branco, Dente-de-Leão, Chá de Hortelã...
Água, Água de coco...

Depois me conta qual sua melhor receita. Lembrando que muitas dicas você encontra no meu instagram @nutrirafaela

Abraço da Nutri!

Nenhum comentário:

Postar um comentário